segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Pré-história

A Dinastia Seleucida

Dinastia Seleucida

A Dinastia Acamênida chegou ao fim em 330 AC quando Alexandre da Macedônia matou Darius III. Alexandre então, atacou Persépolis. Após isto, o Irã passou a ser governado pelos gregos. Após a morte de Alexandre, um dos seus generais, Seleucus, fundou uma nova dinastia.
A dinastia Seleucida governou o Irã por mais ou menos 80 anos, até 250 AC, quando o chefe de uma das tribos Parthianas, Arash (Arsaces), criou um reinado Parthiano independente em Khorasan e Gorgan e então, gradualmente expulsou os gregos do Irã.

A Dinastia Parthiana (Arsacidas)

O reinado Parthiano, no auge de seu poder, estendeu-se para Hindu Kush e Punjab no leste, para o Mar Cáspio quase até o Caucasus ao norte, para o Golfo de Omã e Golfo Pérsico ao Sul e para o Eufretes a oeste.
Um total de 29 reis governaram o Irã durante esta dinastia. O último deles, Ardavan V foi derrotado e morto em 224 DC por Ardeshir Babakan.

A Dinastia Sassanida

O governo Parthiano, enfraquecido pela corrupção e por problemas sociais, foi deposta por Ardeshir Babakan, o fundador da Dinastia Sassanida. Na época em que Ardeshir Babakan ascendeu ao poder, diversas regras já haviam sido estabelecidas. Após acabar com todas elas, Ardeshir criou uma poderosa autoridade central. Após sua morte em 241 DC, seu filho, Shahpour I, Ascendeu ao trono. Nos 40 anos que se seguiram, 7 sucessores governaram o Irã. Em 326 DC, Shahpour II tornou-se rei. No início de seu reinado, o Irã enfrentou diversas incursões dos Árabes de Bahrain e Mesopotâmia, permanecendo vitorioso ao final.

A Dinastia Saffarida

A casa de Saffar, fundada por Yaqub Ibn al-Layth no ano de 866 DC, foi a primeira dinastia iraniana a exercer o poder através da oposição aberta aos califas Abbasidas. Yaqub morreu em 879 enquanto planejava ocupar Bagdá e por um fim ao reinado Abbasida. Seu irmão, Amr ibn al-Layth o sucedeu. Em uma luta contra o príncipe Samanida Ismail no ano de 900 DC, Amr foi feito prisioneiro. Contudo, seus sucessores continuaram a governar intermitentemente o sul e o sudeste do Irã até o ano de 999 DC. O último príncipe desta dinastia foi morto pelos Ghaznavidas. No auge de seu poder, os Safaridas eram donos de Khorasan, Fars, Kerman e a região que se estende até Indus e Kabul.

A Dinastia Samanida

Dinastia Samanida

Os Samanidas (874-999), cujo primeiro príncipe chamado Mamun governou a Transaxoniana, estenderam sua esfera de influência ao mesmo tempo que os Safaridas.
Após a morte de Amr ibn al-Layth em 900 DC, eles foram capazes de anexar os territórios que antigamente pertenciam aos Taheridas e Safaridas e mais tarde aos Alavidas. O regime Samanida na Transoxiana durou 125 anos. No auge do seu poder, seu reinado incluía Khorasan, Gorgan, Tabaristan, Rey, Sistan, Kerman e Balkh. Durante este período, outras pequenas dinastias formaram-se nesta região, sendo os mais importantes deles os Ziaridas (928-1055) e os Buwayhids (932-1055), ambos xiitas, que mais tarde contribuiram significantemente para o desenvolvimento da fé xiita.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ira/historia-do-ira.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário